Barezinho olhando o Rio pensa.. ahhh se Manaus fosse assim


Durante as férias no Rio fiquei hospedado na casa do Dr Afonso, ilustre manauara amigo dos amigos que mora em Laranjas, virei frequentador da Praça São Salvador.
Laranjeiras é um bairro encrustado em um vale entre duas montanhas.
Um bairro bem carioca e familiar onde se vê pessoas ocupando suas vastas calçadas cheias de arvores e suas praças com coretos e amplos espaços públicos.
A sensação que se tem no bairro é que o tempo parou em uma cidade onde as pessoas se conhecem há muito tempo e convivem sossegadamente.
Na Praça São Salvador artistas e músicos se reúnem para tocar, expor artes, ler poesias, enquanto as famílias passeiam em volta, jovens namoram no coreto, mendigos discutem por esmolas, boêmios conversam nos bares do entorno, isso tudo regado a cerveja e outras milongas mais.
Nesse domingo olhando isso tudo me veio à lembrança que volto na terça para a minha adorada Manaus onde moram os meus familiares e amigos.
E me entristeço em saber que Manaus está muito longe disso.
Que nunca vou ver a minha cidade com esse nível de vida.
Manaus é uma cidade triste, sem calçadas para seres humanos andarem, quando calçadas existem os carros logo ocupam.
Manaus é controlada há vinte e poucos anos por um mesmo grupo de políticos de merda de quinta grandeza que sistematicamente afavelaram a cidade e a pilharam até os ossos.
Manaus tinha um centro lindo, cheio de ruas largas e calçadas onde seres humanos podiam andar.
Depois de trinta anos ela se transformou em uma imensa favela onde existem dois shopping center no meio e condomínios de luxo cercados como se fosse um apartheid dividindo a cidade.
Nem as pessoas desses condomínios se conhecem.
A cidade não tem área comum que seja acessada por seres humanos para que esses interajam e conversem criando assim o que se chama cidadania.
Desde a Antiga Grécia era assim que se pensavam cidades.
Cidade vem de cidadão.
Esse ano é ano de eleição e os velhos políticos que afuleraram Manaus estão ai de novo se candidatando.
A não ser que a porra do deputado Praciano resolva sair de cima do muro e se candidatar a prefeito da cidade de Manaus tomando a galinha dos ovos de ouro dos galerosos.
Talvez assim a cidade possa mandar para casa esses políticos de quinta e possa voltar a sonhar em ser cidade.
Só assim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem diria, a Sandy gosta de sexo anal

Clodovil e o mito dos dois caixões

Deputada Mirian Rios quer proibir o sexo anal... dos outros.