A briga pelo jabá da Vale


A mineradora Vale do Rio Doce nasceu com dinheiro publico, do contribuinte, e se tornou uma das maiores mineradoras do mundo. Uma mega empresa lucrativa. Foi privatizada no governo FHC a pedido do Serra, a toque de caixa, por valor muito abaixo do que valia, para amigos ideológicos deles. Ou seja, repassaram uma empresa lucrativa do governo para as mãos de pessoas da turma deles, sem pagar um puto por isso, pois o dinheiro para a compra veio do BNDES.
A Rede Globo foi a mais entusiasmada com isso, assim como também com a privatização das teles, outra negocio lucrativo controlado por estatais do governo. A Rede Globo é a porta voz desse projeto neoliberal tucano de vender tudo que dá lucros no Brasil, e portanto é sócia no negocio lucrativo da Vale e das teles.
O Aguinelli vai ser substituído da presidência da Vale depois de dez anos, porque ele representa o capital do Bradesco que o impôs na presidência, mesmo o estado brasileiro através dos fundos de pensão serem os maiores acionistas. Durante a sua gestão, a Vale desempregou milhares de brasileiros, levando parte dos seus negocios para onde desse mais lucro, sem contar o prejuizo social que isso acarretaria.
A briga que a gente assiste nos jornalões da Rede Globo e outros é que, para manter essa ideologia neoliberal de gozar com o dinheiro do contribuinte, a Vale pagava verdadeiras fortunas para as empresas de comunicação. A Vale gastou R$ 178,8 milhões em publicidade nos últimos 12 meses, e isso é muita grana para uma empresa, por exemplo, como a OMO que gastou R$ 141,7 milhões no mesmo período. Um dado curioso, mineradoras no mundo todo não gastam com publicidade, porque minério não chega ao consumidor final.
A conta de propaganda da mineradora foi entregue a Nizan Guanaes, o marqueteiro predileto do PSDB ao longo de quase duas décadas. FHC e José Serra, entre outros, foram clientes de Nizan.
Por isso essa choradeira toda nos jornais da Rede Globo.
Com a saída do Agnelli da presidência da Vale, acabou o milho e a pipoca dessa galerinha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem diria, a Sandy gosta de sexo anal

Clodovil e o mito dos dois caixões

Deputada Mirian Rios quer proibir o sexo anal... dos outros.